A Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano é um dispositivo criado a partir dos textos fundadores que Jacques Lacan consagrou à sua Escola. A Escola não é uma associação jurídica, não tendo, portanto, uma direção associativa, mas instâncias de funcionamento internacionais e locais, ajustadas às suas finalidades.
A Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano é internacional e foi criada em dezembro de 2001, como resultado de um amplo debate sobre o que deve ser uma Escola de psicanálise orientada pelo ensino de Lacan. Suas estruturas e finalidades estão definidas no texto Princípios diretivos para uma Escola orientada pelos ensinamentos de Sigmund Freud e de Jacques Lacan, modificadas em 2006 a partir de votação de todos os membros.
A Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano tem como objetivo transmitir a experiência original que constitui a psicanálise, elaborar um saber sobre isso, permitir a formação de psicanalistas, fundamentar sua qualificação e garanti-la. O funcionamento da Escola em nível internacional é assegurado por dois Colegiados: o Colegiado Internacional da Garantia (CIG) e o Colegiado de Animação e Orientação da Escola (CAOE).
A Escola tem como funções:
1) sustentar “a experiência original” em que consiste uma psicanálise e permitir a
formação dos psicanalistas; 2) outorgar a garantia dessa formação pelo dispositivo do passe e pela habilitação dos psicanalistas “que deram suas provas”;
3) sustentar “a ética da psicanálise que é a práxis de sua teoria”.
Para outras informações, entrar em contato com a CLEAG – Comissão Local Epistêmica de Acolhimento e Garantia, através do e-mail: cleagepfcl@gmail.com
